sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Pernas tortas e Pés planos



Uma dúvida de quase todas as mães de crianças entre 1 e 2 anos de idade é se seu filho está com pernas "tortas", joelhos em "x", pernas arqueadas, pés planos, pisada para dentro, e assim por diante.
Se não existir alguma alteração ortopédica que chame muito a atenção ou uma assimetria muito grande (que em geral são percebidos ao nascimento), não há nenhuma necessidade de avaliações ortopédicas antes dos 2 ou 3 anos de idade.
As pernas e pés de crianças entre o nascimento e os 2 anos de idade estão em fase de adaptação. A própria aquisição da marcha e o andar é que farão o exercício para as pernas "voltarem" ao normal e para os pés adquirirem curvatura.
Não se deve utilizar botas ortopédicas, palmilhas ou outras invenções por tratar-se de pés e pernas normais.
Aquelas crianças que possuem um pé normal e utilizam botas ortopédicas começam a apresentar problemas, pois estes calçados altos, duros, reforçados e , geralmente, muito pesados, não permitem uma marcha normal, principalmente se levarmos em conta o fato destas crianças ainda não terem uma marcha definida, normal, em termos de coordenação motora, pois seu sistema nervoso e músculo- esquelético ainda encontra-se em desenvolvimento (maturação). Outras medidas, como exercicíos fisioterápicos, danças, caminhar na areia, uso de patins e outras crendices populares a respeito, são totalmente infundadas e sem comprovação científica.
Andar descalço ou com sandálias e tênis firmes e bem adaptados aos pés ajuda na "correção" natural destas alterações fisiológicas (normais) que as crianças apresentam.
E, quando necessário, a escolha de um ortopedista pediátrico deve ser extremamento criteriosa.
 

34 comentários:

  1. olá doutora Juliana eu tenho uma duvida minha filha tem 1 ano e 4 meses e desde os 9 meses ela tem as perninhas tortas tipo cawboy andei lendo a respeito e é parecido com genu varum levei ela ao medico e disseram que era normal ate os 2 anos de idade só que eu tenho muito medo dela completar os 2 anos e nada disso se resolver tem alguma coisa que eu possa estar fazendo para ajudar a melhorar?
    Desde já agradeço e adorei seu blog ele tem me ajudado bastante esse tipo de postagem de uma especialista como você é muito importante para nos mamães de primeira viagem.

    ResponderExcluir
  2. Oi Jessiane,desculpe a demora para respondê-la.É realmente normal o genu varum até 2 anos,mas é bom levá-la ao ortopedista para uma avaliação detalhada já que não posso vê-la.Beijos

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia!!! Doutora estou Preocupado com Minha Filha de 2 e 6 meses, as perninhas dela juntas, " quando vc manda ela juntar as pernas" fica em forma de "v" mais de cabeça para baixo, começando do joelho no angulo de 10 a 12cm de um pé para o outro, e nao tem cavas nos pes, o que devo fazer? Armando Filho

    ResponderExcluir
  4. De: Valéria
    Boa noite!
    Olá Dra.Juliana, adorei seu blog!
    Minha filha tem 1 ano e 2 meses ela tá com as perninhas arcadas e até quando posso esperar normalizar?

    ResponderExcluir
  5. Minha irma tem 11 anos, e tem suas pernas tortas. Uma vez o medico falou qe o problema era nos joelhos.. Sera qe ainda da jeito de suas pernas ficarem normais?
    Sthefany

    ResponderExcluir
  6. Bom dia DR Juliana meu nome
    é Camila,meu filho tem 1 ano e 5 meses e ele tem uma perna curvada mais que a outra.
    Estou preocupada porque ele esta andando muito com as pernas abertas ..
    O que devo fazer?..

    ResponderExcluir
  7. Olá Dra. Juliana minha filha tem 1 ano e 4 meses e tem as pernas meio arqueadas e tbm ela cai muito gostaria de saber se eu posso leva-la direto ao um pediatra para ele fazer uma avaliação ou a um ortopedista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola doutora meu filho tbm tem as perninhas torta e tbm cai bastante o pediatra disse q enormal q conforme ele for crescendo elas voltao ao normal posso confiar ja levei ele no ortopedista tbm pode me responder!


      Excluir
  8. Boa tarde!!
    Minha filha tem 5 anos e tem pés planos, gostaria de saber o q faço..

    ResponderExcluir
  9. ola.
    Meu sobrinho tem 1 ano e 3 meses e tem as pernas muito arqueadas gostaria de saber se tem como optar por um tratamento ortopédico desde cedo porque na família do pai dele tem casos de GENO VARO levamos em um medico ortopedista e ele aconselhou esperar mais seis meses o que você me diz a respeito.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia !Doutora ja levei meu filho pra o medico ,ele tem o carcanha pra fora e as pernas juntas como x mas ele disse que não vai precisar de usar bota ,todo mundo que ver meu filho diz leva p outro medico ,fica a duvida .

    ResponderExcluir
  11. minha filha tem 1 e8 meses e ainda nao anda percebi que ela tem a pisada para dentro e isso a deixa sem equilíbrio.é normal? quando vai ficar normal?

    ResponderExcluir
  12. oi boa noite! estou com duvidas meu bebe tem os pes um pouco tortos e a pernas tambem ele tem 6 meses e vejo a pernas dos outros bebes e nem um tem as perninhas tao tortas quanto o meu bebe.. meu pai tem a perna torta e nao quero ki meu bebe tenha ...

    ResponderExcluir
  13. meu bb tem 3 meses e tem as pernas muito cortas, muitas pessoas dizem que é pra mim esquentar a cuenca do pai dela, isso resolve o problema?

    ResponderExcluir
  14. olá, tudo bem?
    minha filha tem 1 ano e 3 meses e tenho percebido as perninhas bastante arqueadas. levei ao ortopedista e ele disse que devo esperar e repeti o raio x depois de 6 meses pois ate então e normal, devo esperar? estou com medo de depois ser tarde. ela usou o canguru e também o andador será que isso atrapalhou o desenvolvimento dela.
    obrigada, kênia

    ResponderExcluir
  15. Ola doutora tenho uma filha de 1ano e11mes logo logo ela ira fazer 2ano tou preocupado pq ela tm as perninhas tortas por isso preciso saber se ela ira normalisa suas perninhas.ass kristiano

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Ola doutora,
    tenho 16 anos, e minhas pernas são torta, gostaria de saber de voce poderia me indicar algum tratamento ...
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  18. oi doutora boa noite, minha pequena tem 4 anos e 9 meses, teve as pernas bem arqueadas uma genovaro. um acertou esta retinha outra nao e pisando para dentro, ha algo que possa ser feito sem ser cirurgico?

    ResponderExcluir
  19. Oi entao minha pequena tem 1 ano e 1 mes ela ta com as perninhas torta e meio aberta e tou comedo dela fica asim
    Mim diga pode fica normal ou eu tenho q procura um medico possa avaliar??

    ResponderExcluir
  20. Doutora meu filho tem 1 ano e 5 meses e ainda não anda.ele tem as perninhas meio abertas, não se equilibra pode ser por isso que ele não anda????

    ResponderExcluir
  21. Doutora meu filho tem 1 ano e 5 meses e ainda não anda.ele tem as perninhas meio abertas, não se equilibra pode ser por isso que ele não anda????

    ResponderExcluir
  22. Dra. Minha filha tem 4 e 6meses , constantemente se queixa dos pé ficar quente , e realmente pecerbi o aumento na temperatura , coloco compressas de água gelada , então os pés voltam a temperatura normal do corpo.

    ResponderExcluir
  23. Dra. minha filha tem 2 anos e 9 meses ela tem as pernas arqueadas e pisa para dentro levei ao ortopedista e ele me informou que devo deixar andar descalça que com tempo as pernas dela vai se acertar, mas estou com medo de não acertar as perninhas dela, e fico com medo de se precisar fazer algum tratamento ficar fora do tempo uma vez q passou a idade.

    ResponderExcluir
  24. Dra. minha filha tem 2 anos e 9 meses ela tem as pernas arqueadas e pisa para dentro levei ao ortopedista e ele me informou que devo deixar andar descalça que com tempo as pernas dela vai se acertar, mas estou com medo de não acertar as perninhas dela, e fico com medo de se precisar fazer algum tratamento ficar fora do tempo uma vez q passou a idade.

    ResponderExcluir
  25. Olá Dr.meu nome é noely e eu tenho uma filhinha de 1 ano e 3 meses e a perninha esqueda dela é torta mais somente uma a outra é perfeita as vezes quando ela ta parada fica normal mais quando anda fica muito torta com o pé pra dentro é normal?

    ResponderExcluir
  26. Olá Dr.meu nome é noely e eu tenho uma filhinha de 1 ano e 3 meses e a perninha esqueda dela é torta mais somente uma a outra é perfeita as vezes quando ela ta parada fica normal mais quando anda fica muito torta com o pé pra dentro é normal?

    ResponderExcluir
  27. oi Dr.bom dia meu filho tem 9 meses a perninha dele acadinha e normal estou muito preocupada? ??

    ResponderExcluir
  28. Olá dra a minha filha tem 2 anos e 5 meses e quando do ela caminha ninguém percebe nada mas quando corre ela arrasta a perna direita o que pode ser???devo esperar ate os 3 anos???

    ResponderExcluir
  29. Olá Dra, meu Neto tem 5 ano e suas pernas são muito tortas! O que eu posso fazer para melhorar esse problema

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Bom dia 03/03/2018


    Mirian santos araùjo
    ola doutora meu filho tem 2 anoa ele tem as pernas torta ele anda com a pé meio pra dentro levei no ortopedista ele falou que é normal que até 2 anos e meio ele fica normal fico preoculpada mim responde ai se é normal.


    ResponderExcluir
  32. ola Doutora, minha filha está com 1 ano e dois mês,

    ela começou andar só que ela anda com as pernas muito aberta é normal.

    ResponderExcluir
  33. Bom dia Doutora! Tenho uma dúvida, minha filha tem 1 ano e 9 meses. Ela tá com o pezinho torto o calcanhar pra fora. Levei ela no ortopedista ele me falou que é normal. Mas o povo fica falando na minha cabeça que ela tem que usar sapatos ortopédicos. Isso é normal? Tem uma certa idade que melhora com o tempo?

    ResponderExcluir