terça-feira, 1 de novembro de 2011

Como criar uma rotina de sono


Uma das maneiras possíveis de ajudar seu filho a assimilar o padrão dos horários de dormir consiste em estabelecer uma rotina para o sono. Se essa não é uma característica de seu estilo de vida, convém adotá-la agora. É tarefa dos pais assegurarem um sono revigorante ao filho, ensinando-o que ir para a cama à noite, após um dia agitado, é algo muito bom.
  • Não espere que a criança fique cansada demais para levá-la à cama. Este deve ser um momento calmo, de encerramento do dia, que prepare a criança com suavidade para o período de sono.
  • Se você acostumou seu filho ao banho matinal, tente mudar o horário dessa relaxante atividade para o final do dia. Um banho antes de ir para cama ajuda a relaxar e, se fizer parte da rotina diária da casa, também contribui para que a criança o associe à hora do descanso. Assim, o banho passa a funcionar também como parte do ritual de preparo para o sono.

  • A rotina de sono pode obedecer ao seguinte ritmo: cerca de uma hora depois da última refeição, leve a criança para o banho e deixe- a brincar na água. Em seguida, acomode-se perto dela e leia uma historinha antes de levá-la para a cama.

                                           

  • Para funcionar, a nova rotina tem de se repetir todos os dias. Caso precise delegar a tarefa a outra pessoa, certifique-se de que ela o fará do modo como a criança está habituada. A rotina cria a segurança necessária para que seu filho vá dormir feliz e caia num sono tranquilo.

Um comentário:

  1. Olá!
    A partir sde que idaded dvemos comecar a rotina? Minha filha tem dois meses e esta mal acostumada com muito colo, ela nao sabe ficar sozinha e logo chora. Alem disso, ela pega no sono nas mamadas noturnas. Como posso criar uma rotina eficiente?


    ResponderExcluir