segunda-feira, 25 de abril de 2011

Obesidade Infantil

10 Atitudes para prevenir a obesidade infantil
                
1. Prepare os lanches de seu filho. Quando os pais não controlam os lanches, as crianças são capazes de comer um pacote de bolacha e de batatas fritas em poucos minutos. O melhor é fazer um lanche saudável e impor limites na quantidade de biscoitos e bolos, por exemplo.

2. Estabeleça a hora certa para as refeições. As crianças sem horários estabelecidos para as refeições, inclusive para os lanches, que comem a toda hora, com livre acesso a biscoitos, refrigerantes, salgadinhos, chocolates, sorvetes e doces podem ficar obesas. Neste caso, a rigidez na observação das regras é a melhor arma. Estabeleça horário e cardápio para a família e não abra mão disso nem mesmo para um inocente biscoito. A criança deve aprender a respeitar os horários.

3. Não armazene comidas gordurosas e calóricas. Para evitar a tentação procure não ter na dispensa biscoitos, chocolates e guloseimas. Não encha a geladeira com sorvetes, refrigerantes, bolos, tortas e docinhos. A disponibilidade de alimentos, principalmente em excesso, ajudará a criança a ganhar quilos extras.

4. Dê bons exemplos. De nada adianta fazer cardápios saudáveis, estabelecer horários, preparar deliciosos lanches nutritivos para as crianças se os adultos comerem fora do horário estabelecido. E mais: não dá para obrigar a criança a comer um prato de salada, tomando drinques e consumindo salgadinhos na sua frente. As crianças imitam os adultos. Assim, para ter crianças com bons hábitos alimentares é preciso dar exemplos.

5. Evite escolher preparações que tenham como ingredientes cremes de leite, leite condensado, bacon, salsichas, linguiças, maionese, amendoim, nozes, castanha, coco.

6. Exclua as frituras do cardápio e diminua a quantidade de óleo usada na preparação dos alimentos.

7. Substitua os refrescos artificiais e os refrigerantes por sucos naturais de frutas com pouco ou sem açúcar ou água de coco.

8. Leia os rótulos dos alimentos industrializados e veja a tabela nutricional. Procure os menos calóricos, com menor quantidade de gordura.

9. Prefira sempre alimentos naturais e as preparações caseiras.

10. Aumente o nível de atividade física da criança. Leve-a mais ao parque, estimule-a a fazer esportes, inclua-a nas tarefas de casa e limite o tempo para televisão e videogame.



Nenhum comentário:

Postar um comentário