domingo, 12 de dezembro de 2010

PRURIGO ESTRÓFULO


é uma doença provocada por alergia a picada de insetos, sendo os agentes causadores mais comuns, os mosquitos, pulgas e carrapatos. Essa doença é muito comum na infância, ocorrendo com mais frequência no verão e não tem preferência por sexo.
Está relacionada com uma doença alérgica, ou seja, uma hipersensibilização da região acometida a "saliva" do inseto.
Existe uma diferença na agressividade de insetos. Como exemplo, as reações provocadas por insetos selvagens costumam ser muito mais agressivas do que por insetos domésticos.
É corriqueiro no 1º ou 2º ano de vida da criança o aparecimento súbito de feridas elevadas, avermelhadas, arredondadas, firmes, podendo apresentar uma pequena bolha em cima . Frequentemente a coceira é intensa nas feridas. Pela coçadura é freqüente o aparecimento de infecção nas lesões, com pus e crostas.
Os locais mais acometidos são os membros, face e tronco. Raramente axilas, couro cabeludo e área das fraldas. As áreas cobertas raramente são acometidas.
É importante enfatizarmos que apenas uma picada é capaz de desencadear várias feridas distanciadas que podem ser severas e provocar infecções oportunistas por germes dermatológicos como o Streptococos, Staphylococos e fungos. Essas infecções se apresentadas com frequência, podem vir a desencadear doenças secundárias como inflamações do tecido celular subcutâneo (celulite), abcessos, febre reumática e doenças renais como glomerulonefrites.
Estudos recentes têm demonstrado que existe uma correlação entre reação cruzada de certos alimentos que podem causar alergia com um agravamente das feridas provocadas por picada de mosquito.
A pomada de corticóide é usada na crise do prurigo estrófulo não complicado. Caso haja complicação do quadro clínico, com orientação do médico assistente, antibióticos e antifúngicos por via tópica ou oral são bem empregados (uso principalmente penicilina e cefalexina).

Um comentário:

  1. Oi meu nome é elizabete meu filho tem desde bebe mas eu nao sabia. Apenas os medicos dizia que era de picada e me passavam uma pomada e antialergico. Mas sempre tive duvida sobre o que ele tem hoje ele esta com 4 anos e as feridas. Almento a perna os braços orelha rosto. E nos pés e nas maos bolhas. E os medicos sempre falam a mesma coisa mas agora eu sei como aliviar a coçeira e evitar. Obrigado

    ResponderExcluir