sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Tudo sobre assaduras

O que causa a assadura?
A assadura ou dermatite de fralda é uma reação da pele que ocorre na região das fraldas devido ao contato da pele fina e sensível do bebê com as fezes e urina. É caracterizada por vermelhidão, podendo ocorrer inchaço, apresentar lesões em forma de bolinhas e descamação. A demora na troca de fraldas, bem como o ambiente úmido e quente da fralda e o uso de produtos não apropriados para a pele do bebê favorecem o surgimento da dermatite de fraldas.

A alimentação pode interferir nas assaduras?
Sim, principalmente quando os alimentos sólidos começam a ser introduzidos como complemento ao leite materno. Isso acontece em especial com os alimentos ácidos.

A primeira dentição provoca assaduras?
A relação da dentição com assaduras é muito comentada e até mesmo vista com alguma freqüência. Durante o período da erupção dentária as crianças podem ter alterações como irritabilidade, vômitos e até diarréia, que, como conseqüência, pode provocar assaduras.

Usar amido de milho (maizena) ajuda na prevenção?
O uso do amido é uma prática muito antiga. A primeira referência do uso para prevenção de assaduras remete ao período em que não existiam outros produtos para essa finalidade. O uso constante altera a hidratação natural da pele e pode provocar ressecamento e descamação, favorecendo a assadura.

Fralda de pano ou descartável?
A escolha é dos pais. A higiene adequada é o fator principal para a prevenção da assadura, assim como o uso de uma pomada apropriada que atenda a finalidade de proteção. Pomadas transparentes permitem o acompanhamento visual da integridade da pele do bebê, o que dá uma maior tranqüilidade aos pais.

Lenços umedecidos ou algodão com água morna?
A higiene do dia-dia deve ser feita com água morna e algodão. Quando necessário o uso de sabonete líquido neutro desenvolvido para bebê, também pode ser utilizado. O lenço umedecido é uma alternativa prática para uso em passeios e viagens. A pele do bebê é bastante sensível e, produtos que contenham substâncias químicas que possam deixar resíduos na pele, devem ser usados o mínimo possível.

Sabonetes com perfume pioram o problema?
Sabonetes com perfume freqüentemente contém em sua composição substâncias que podem causar irritações. É importante utilizar sabonetes próprios para bebês, hipoalergênicos, neutros e, de preferência, na forma líquida para facilitar o controle da quantidade de uso.
Tratamento:
Se a pele estiver apenas vermelha,podemos usar um corticóide de baixa potência.
Se houver bolinhas brancas ou avermelhadas com leve descamação,devemos usar um antifúngico.
Prefiro não usar as famosas associações,pois normalmente há um corticóide de maior potência e um antifúngico não tão bom na fórmula.
Para prevenir,uso muito o Bepantol,Dermodex prevent ou Cetrilan protetor.
Lembre-se ,sempre procure e siga as recomendações do seu pediatra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário