quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Escarlatina

 Escarlatina é uma doença infectocontagiosa aguda, provocada pela bactéria Estreptococo beta hemolítico do grupo A, que acomete especialmente as crianças em idade escolar, durante a primavera.
Essa bactéria é a mesma que causa amigdalite, artrite, pneumonia, endocardite e algumas infecções cutâneas. A diferença é que, na escarlatina, ela libera toxinas que provocam pequenas manchas vermelhas e confluentes na pele.
A transmissão ocorre pelo contato direto com a saliva ou a secreção nasal de pessoas doentes ou portadoras da bactéria que não apresentam sinais da enfermidade.
O período de incubação pode variar de um a dez dias.


Os principais sintomas da escarlatina são:Febre alta nos primeiros dias, que vai baixando aos poucos nos dias subsequentes até desaparecer;
Dor na garganta, que adquire coloração avermelhada;
Erupção cutânea (exantemas): pequenas manchas vermelho-escarlate de textura áspera na pele que aparecem inicialmente no tronco, depois tomam a face, o pescoço, os membros, axilas e virilha, mas poupam as palmas das mãos, as plantas dos pés e ao redor da boca, e descamam com a evolução do quadro;
Língua adquire o aspecto de framboesa, porque as papilas incham e ficam arroxeadas;
Mal-estar;
Inapetência;
Dor no corpo, de barriga e de cabeça;
Náuseas e vômitos.
DiagnósticoO diagnóstico é basicamente clínico, mas alguns exames laboratoriais, como o de cultura e o teste rápido de pesquisa do estreptococo na garganta, ajudam a identificar a bactéria e estabelecer o diagnóstico diferencial, porque há outras doenças com sintomas semelhantes.
Diagnóstico precoce e início imediato do tratamento são fundamentais para evitar complicações graves da doença, entre outras, a febre reumática e a glomerulonefrite.

Prevenção e tratamento
A melhor forma de prevenir a doença é evitar o contato com pessoas infectadas. Sempre é bom lembrar que portadores assintomáticos do estreptococo podem transmitir a bactéria.
Penicilina é o medicamento indicado para o tratamento da escarlatina. Pacientes alérgicos a essa droga podem recorrer a antibióticos, especialmente à eritromicina. Analgésicos e antitérmicos são úteis para alívio dos sintomas

3 comentários:

  1. meu filho esta com essa bacteria estou com medo ele esta medicado por medico . ja tem algo a fazer so esperar.ela volta com imudidade baixa ela s estaciona.

    ResponderExcluir
  2. Minha filha de 04 anos esteve com dor de gargante e febre de 39,5°, o médico receitou o astro, dois dias depois ela apareceu com essas alergias e a língua cheia de bolinhas vermelhas... levei ela denovo no pediatra que a atendeu e ele disse que era só alergia, me deu loratadina pra dar a ela e o decongex... a febre passou, não deu mais, devo me preocupar ou ela vai melhorando o caso? as manchinhas do corpo quase que sumiram e as da boca estão bem menos... me ajudem!!!

    ResponderExcluir
  3. Ao ver o título dessa postagem, me lembrei de uma música da Adriana Calcanhoto,"A Bailarina". Engraçado essa ligação, ouvimos uma música e dela não atinamos para informações inerentes e tão interessantes repassadas pela pediatra.

    ResponderExcluir