quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

VITAMINAS E MINERAIS QUE DEVEM SER USADOS PELO BEBÊ

 A criança a partir da segunda semana de vida pode e deve ser exposta ao sol para promover a formação endógena de vitamina D (30 minutos por SEMANA, despidas ou 2 horas por SEMANA, com exposição parcial de membros), sempre respeitando os horários de exposição ao sol que é antes das 10:00h e posterior as 16:00h
Considerando-se locais de baixa insolação, uso de filtros solares, vidraças, etc, que impedem a penetração de raios ultravioletas, recomenda-se a administração diária de vitamina D na dose de 200UI até 1 ano

Deve-se considerar a possibilidade de vitamina B12 em crianças filhas de mães vegetarianas.

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda a administração de Ferro nas seguintes condições:

prematuros e recém nascidos de baixo peso: 2mg de fero elementar/kg/dia durante o primeiro ano de vida, seguido de 1mg/kg/dia até 2 anos de vida.

Lactentes a termo, de peso adequado para idade gestacional, a partir do inicio da alimentação complementar: 1mg/kg/dia até os 2 anos de vida.


Cuidado! O período de introdução da alimentação complementar é de elevado risco para a criança, tanto pela oferta de alimentos inadequados (sopa de bolachas, suco de gelatina, doces em excesso, etc), quanto pelo risco de contaminação, devido a manipulação e preparo inadequados. É importante ensinar a criança a saciar a sua sede com água. Não use sucos artificiais ou preparações como suco de gelatina!

Nenhum comentário:

Postar um comentário