domingo, 25 de setembro de 2011

Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

Atualmente, estima- se em 3 a 5% o número de crianças em idade escolar (5 a 10 anos) que apresentam sintomas classificados como TDAH. Apesar do ínicio precoce, o diagnóstico é mais difícil antes do quatro ou cinco anos, pois o nível de atenção exigido para crianças dessa idade é bem menor. O sexo masculino é quatro a  nove vezes mais afetado que o feminino.
Hoje, contudo, todos que trabalham com crianças se deparam com grande número de encaminhamentos realizados pelas escolas aos pediatras e psicólogos por queixa de problemas de aprendizagem e hiperatividade, atribuídos exclusivamente à criança, tal qual uma patologia orgânica.
É necessário considerar que manifestações comumente catalogadas como hiperatividade podem ser ligadas como uma forma de expressão que a criança utiliza para falar de si e das relações que estabelece  com o meio que vive.
Neste sentido,  o TDAH pode ser considerado como um fiel reflexo de sintomatologia infantil moderna, que prima por acelerar o tempo das aquisições da criança.
Atualmente, a temporalidade do desenvolvimento infantil é acelerada para satisfazer adultos que investem naquela criança e a consideram um representante do futuro.
Assim, a exigência para que ela aprenda e se desenvolva rapidamente, através de um arsenal psicopedagógico, pode trazer algumas consequências e sintomas, entre eles, a hiperatividade, refletindo exigências acima das possibilidades da criança e uma angústia, que só encontra representação no extravasamento corporal.
A clínica demonstra que as crianças hiperativas sofrem de uma angústia que se faz ler no movimento desenfreado, na agitação motora, no gesto sem representação, no jogo sem simbolização.
Desta forma, não se pode considerar a hiperatividade apenas como um problema neurológico e tratá-lo exclusivamente com medicação, pois ele denuncia e exige uma clínica mais completa que aborde desde o contexto escolar até a situação familiar daquela criança.
É necessário investigar a história familiar e a posição, nem sempre explícita, que a criança ocupa no amor dos pais; precisamos estar atentos para que o que não é dito a ela, como em um segredo, o qual ela percebe, mas não lhe é revelado.
Ou seja, consideramos que o TDAH é uma forma de expressão psicomotora da angústia infantil, que não encontra no discurso simbólico uma outra forma de linguagem, a não ser a descarga no próprio corpo.
Estas crianças precisam de ajuda pois este sintoma compromete seu universo simbólico e representacional e, se não tratada, desembocará em uma dificuldade de aprendizagem.
 Diagnóstico
Quanto à hiperatividade e impulsividade, frequentemente, seis dos seguintes sinais devem estar presentes:
·  mexe mãos ou pés, ou se contorce na cadeira;
·  deixa o lugar em sala de aula, ou em outras situações na qual é esperado que permaneça sentado;
·   corre ou sobe em coisas demasiadamente, em situações nas quais isso é inadequado;
·   tem dificuldade para brincar ou participar, silenciosamente, em atividades de lazer;
·  encontra-se "a mil" ou, muitas vezes, age como se estivesse "a todo vapor";
·  fala em demasia;
· responde precipidamente antes de as perguntas terem sido completadas; tem dificuldade para aguardar sua vez;
· interrompe ou se intromete em assuntos dos outros (por exemplo, em conversas e brincadeiras).
 No que se refere à desatenção, devem estar presentes frequentemente pelo menos seis dos seguintes sintomas:
·deixa de prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em atividades escolares, de trabalho ou outras;
· tem dificuldade para organizar tarefas e atividades;
·  parece não escutar quando lhe dirigem a palavra;
· não segue instruções nem termina seus deveres escolares, tarefas domésticas ou deveres profissionais (sem ser por oposição ou incapacidade de compreender instruções);
· tem dificuldade para organizar tarefas e atividades;
·  evita, reluta ou demonstra forte aversão em envolver-se em tarefas ou atividades que requeiram esforço mental continuado;
· perde coisas necessárias para tarefas ou atividades (como exercícios escolares, lápis, livros, instrumentos ou brinquedos);
· é facilmente distraído por estímulos alheios à tarefa;
·  apresenta esquecimento relativo a atividades diárias.

 Tratamento
Ao se considerar a hiperatividade ou desatenção como uma forma de expressão das relações que a criança e o adolescente mantêm com seu mundo, é necessário primeiro conhecer essa criança ou adolescente, o seu mundo e suas relações para então se definir quais as suas necessidades de tratamento.
O tratamento deve considerar uma abordagem interdisciplinar: medicamentosa, ludoterápica e escolar, além de uma escuta advertida aos pais.

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