Dos 4 meses aos 2 anos
Os livros que agradam devem ter
Figuras grandes
Textos em verso, curtos, ritmados ou repetitivos
Cores vibrantes, texturas e cheiros diferentes
Enredos que tenham bichos como personagens
Dobraduras, figuras que "saltam" da página, brinquedos agregados ao exemplar
Atividades de incentivo
- Crie um horário de leitura. Pode ser durante o banho, antes de dormir ou depois do almoço quando a criança estiver mais disposta a ouvir a história. Com isso, você insere o hábito de ler na rotina da casa.
-Tire os livros das estantes e deixe-os em locais acessíveis à criança. Uma boa idéia é guardá-los num bauzinho colocado ao lado da cama do pequeno.
- Incentive a criança a manusear revistas. Num primeiro momento ela vai pisar, rasgar e amassar as páginas. Depois que se cansar dessa atividade, pegue uma das revistas, vire as páginas lentamente, mostre a ela algum objeto e diga o nome dele.
- Incentive a criança a manusear revistas. Num primeiro momento ela vai pisar, rasgar e amassar as páginas. Depois que se cansar dessa atividade, pegue uma das revistas, vire as páginas lentamente, mostre a ela algum objeto e diga o nome dele.
O que essas atividades proporcionam
·Aproximam os pais e filhos, acentuando a afetividade e cumplicidade entre eles.
·Ajudam a criança a distinguir figuras, formas e cores.
· Incentivam a estruturação do pensamento lógico.
· Instigam o bebê a falar, melhoram sua fluência e enriquecem o vocabulário.
Dos 3 aos 4 anos
Os livros que agradam devem ter
Histórias de animais ou enredos baseados em acontecimentos comuns à vida da criança: a chegada de um irmãozinho, a entrada na escola, dormir na cama dos pais etc.
Poesias infantis ou histórias com trechos de músicas
Poesias infantis ou histórias com trechos de músicas
Contos de fadas
Jogos, massinhas, dobraduras, moldes para pintar ou qualquer outra atividade interativa.
Atividades de incentivo
Escreva em etiquetas adesivas o nome de alguns objetos da casa e cole- as neles, para estimular a criança a identificar palavras. Outra idéia é montar uma lista de compras com a ajuda dela e, no supermercado, pedir que pegue os produtos indicados no papel
Peça que seu filho dite a mensagem de uma carta, postal ou e-mail que quer mandar para os amigos ou familiares e escreva-a você, bem devargazinho, para que ele acompanhe a escrita.
Sabe aquela história que seu filho já sabe de cor mas vive insistindo para você ler? Proponha-lhe um desafio: você lê umas frases pela metade e ele completa, criando um novo enredo.
Peça que seu filho dite a mensagem de uma carta, postal ou e-mail que quer mandar para os amigos ou familiares e escreva-a você, bem devargazinho, para que ele acompanhe a escrita.
Sabe aquela história que seu filho já sabe de cor mas vive insistindo para você ler? Proponha-lhe um desafio: você lê umas frases pela metade e ele completa, criando um novo enredo.
O que essas atividades proporcionam
·Ampliam o interese pelo mundo, pelos objetos e pessoas
·Ajudam a lidar com as descobertas e os medos comuns nessa idade
·Reforçam o lado questionador e argumentador da criança
· Facilitam à criança fazer escolhas
·Instigam a curiosidade infantil por novas palavras, novos significados e novas culturas
Dos 5 aos 6 anos
Os livros que agradam devem ter
Charadas, piadas, jogos de adivinhação ou de trava língua (brincadeira de unir palavras difíceis de pronunciar, como três pratos de trigo para três tigres).
Histórias de dinossauros, curiosidades sobre animais, explicações de como funcionam as coisas, fábulas folclóricas
Textos simples e curtos
Textos simples e curtos
Enredos nos quais os personagens são letras e números
Atividades de incentivo
Estimule seu filho a juntar letras ou sílabas para formar palavras ou peça a ajuda dele para completar palavras cruzadas simples
Sente com ele na frente do computador para pesquisar sites infantis que contenham textos simples, muitas imagens e brincadeiras
Deixe bilhetinhos curtos, com mensagens carinhosas, pregados na porta da geladeira ou no espelho do banheiro. Funcionam como estímulo para que a criança responda da mesma forma.
O que essas atividades proporcionam
· Valorizam o conhecimento da criança e incentivam a progredir em suas descobertas
·Trabalham a memorização e a concentração
· Estimulam a escrita e o pensamento abstrato
· Ajudam no processo de alfabetização e no desenvolvimento escolar
Dos 7 aos 9 anos
Os livros que agradam devem ter
Textos mais longos, divididos em capítulos
Biografias de astros da música ou do esporte
Informações inusitadas, como há no Guiness - O Livro dos Records, nos manuais infantis, nos livros de curiosidade e nas enciclopédias
Textos sobre o corpo humano ou sobre astronomia
Textos sobre o corpo humano ou sobre astronomia
Explicações de como fazer mágicas, montar brinquedos ou mexer na internet
Atividades de incentivo
Sugira que os irmãos mais velhos leiam ou contem histórias para os pequenos.
Proponha à criança começar um diário, escrever legendas atrás de fotos, inventar um novo final para uma história, escrever um conto juntando personagens de histórias diferentes.
Sempre que puder, leia para seu filho coisas variadas como contos, crônicas, romances, poesias, fábulas, matérias jornalísticas.
O que essas atividades proporcionam
· Estimulam a reconstruir histórias e relatar fatos reais
· Melhoram a comunicação oral e escrita
· Colocam a criança em contato com diferentes estilos de redação
· Incentivam- na a procurar informações e livros que a interessam
· Ajudam no desempenho escolar
·Diversificam as maneiras de entender e interpretar o mundo
Dos 10 aos 12 anos
Os livros que agradam devem ter
Histórias de suspense, aventura e ficção científica
Personagens que têm a mesma idade do leitor
Personagens que têm a mesma idade do leitor
Relatos de acontecimentos reais ou biografias
Poesias ou letras de músicas
Textos escritos como cartas ou diários
Atividades de incentivo
Leve seu filho ao cinema ou ao teatro para assistir a trabalhos que foram baseados em livros, e sugira que ele leia a história original. Se gostou de um seriado de TV ou de uma novela, incentive-o a ler o livro que inspirou.
Leve seu filho ao cinema ou ao teatro para assistir a trabalhos que foram baseados em livros, e sugira que ele leia a história original. Se gostou de um seriado de TV ou de uma novela, incentive-o a ler o livro que inspirou.
Quando estiver folheando uma revista ou jornal, habitue-se a ler em voz alta para seu filho as notícias que você acha que vão interessá-lo. Procure, também, mostrar-se curiosa sobre o que ele lê.
Passe para seu filho aquele livro que você leu quando tinha a idade dele e adorou. Conte por que a história foi tão importante para você.
O que essas atividades proporcionam
· Aguçam curiosidade, valorizam o senso crítico e a capacidade de argumentação
· Reforçam a importância da leitura prazerosa ou como fonte de informação
· Mostram como os livros facilitam a sociabilização
·Destacam a importância da obra escrita como fonte inspiradora para outra manifestações artísticas
· Primeiro leia o livro sozinha
· Mostre a capa para a criança e pergunte se ela sabe sobre o que o livro fala
·Defina um lugar calmo da casa para ser o "canto da leitura"
· Leia devagar, num tom de voz ritmado, e acompanhe o texto com o dedo para a criança associar o som da palavra à sua grafia
· Comente as ilustrações e as situações de história
· Faça suspense durante a leitura, perguntando " o que vai acontecer agora" ou "será que ele vai conseguir?"
· Invente vozes diferentes para as personagens
· Use os acessórios como um chapéu, por exemplo, que combine com a história, ou incremente a leitura com mímica ou jogos de sombras feitos com as mãos, na parede
Nenhum comentário:
Postar um comentário