quarta-feira, 13 de abril de 2011

Chupando o dedo.

Chupando o dedo



O que fazer com crianças que chupam dedo?


Logo após o nascimento a criança chupa qualquer coisa. Durante a gravidez algumas crianças, dentro do útero, fazem sucção constante. Isso pode ter ocorrido acidentalmente quando, por coincidência, o dedo passou perto da boca e o feto o sugou.


No começo da vida, o ato de sugar é muito forte. É dessa maneira que o bebê se relaciona com o mundo. O instinto oral é fundamental e dá muito prazer ao bebê, sendo muito importante no desenvolvimento emocional e até no desencadeamento da amamentação adequada. É através do tubo digestivo que a criança entra em contato com o mundo. Com o crescimento, esse instinto básico oral vai evoluindo. O feto sai do útero, nasce, mama, desmama, engatinha, começa a andar sozinho. Tudo isso vai, progressivamente, levando ao distanciamento da figura materna, gerando frustração, pois, ao mesmo tempo que evolui, sente que está perdendo objetos, contatos, etc.

Nessa fase a criança usa objetos de transferência, objetos de apoio, tais como sucção do dedo, da chupeta, panos, cobertores, bichinhos de pelúcia ou mesmo trapos. À medida que o tempo passa a criança vai resolvendo seus problemas de segurança. Se suas necessidades básicas de atenção, carinho e apoio não são preenchidas, a tendência é se fixar em algumas coisas, por exemplo, a chupeta ou cobertor que ela não larga ou o dedo que ela insiste em sugar. Mães superprotetoras, que não permitem o rompimento da relação mãe-filho de modo progressivo, podem ajudar à instalação de insegurança e imaturidade. As crianças que depois de três ou quatro anos ainda continuam chupando o dedo pioram as alterações dentárias que, geralmente, estão associadas a problemas hereditários, genéticos, e podem contribuir para os problemas respiratórios. A sucção do dedo piora todas essas condições. Entretanto, nunca tome uma atitude drástica (brigar, gritar, botar substâncias irritantes no dedo, como pimenta e sal, passar esparadrapo, usar luvas ou chantagear dizendo que é feio, que os dentes estão horríveis) porque o efeito é exatamente o contrário.


Ao perceber que a criança está muito fixada na sucção do dedo, tente distraí-la, levando sua atenção para outra coisa. Faça com que se interesse por outros objetos de transferência: um brinquedo, uma música. Dê-lhe uma boneca, um carrinho, um bichinho. Com esse tipo de atitude, o hábito indesejado, como a sucção do dedo, pode terminar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário