domingo, 7 de novembro de 2010

Vamos falar sobre a alimentação do seu bebê!


    A partir do 6º mês de vida se faz introdução de alimentos complementares já que o leite materno exclusivo já não supre todas as necessidades nutricionais da criança, no entanto, o aleitamento deve permanecer até dois anos de vida ou mais fazendo parte do plano alimentar do bebê.

    Na impossibilidade de se manter o aleitamento materno, recomenda-se após o 6º mês o uso de uma fórmula infantil de seguimento que deve ser orientada pelo médico ou nutricionista (podemos iniciar também no 4º mês,se a mãe já tiver voltado ao trabalho ).A fórmula infantil de seguimento deve ser adequada às necessidades específicas de cada faixa etária.


Com a introdução alimentos complementares é importante oferecer água nos intervalos – sempre na colher ou no copinho.

A introdução dos alimentos a partir do 6ºou 4º mês inicia-se pelas frutas, não havendo restrições quanto ao tipo a ser servida. Deve-se serví-la amassada ou o seu suco, sempre em colheradas.(no meio da manhã e no meio da tarde )
O uso do açúcar e do mel é contraindicado, pois condiciona o bebê ao sabor doce.
O mel deve ser utilizado após o 1º ano de vida devido ao risco de contaminação por bactérias.(o açúcar só após 2 anos,se possível) .

Colocar o suco ou a papa nos cantos da boquinha do bebê para facilitar o trabalho da língua e a deglutição.

Oferecer duas frutas diferentes por dia, selecionando as frutas da estação, principalmente aquelas ricas em vitamina A, como as amarelas e alaranjadas.

Introduzir um alimento novo a cada dia e após o bebê conhecer várias frutas, elas poderão ser misturadas entre si.

Após a criança acostumar com a fruta deve-se iniciar a papa salgada.
Lembre-se de oferecer o peito após as refeições, no início da introdução de novos alimentos o volume aceito pode ser baixo e o leite vai completar as necessidades nutricionais do bebê.
Conforme a aceitação for melhorando não é mais necessário oferece-lo após as refeições.

Planejamento da Papa Salgada

A papa salgada deve ser planejada através de uma regra básica onde a mistura dos alimentos devem seguir a seguinte proporção:
- Para cada três partes do alimento base (cereal, raiz ou tubérculo), colocar uma parte de alimento proteíco (origem animal), 1 de origem vegetal (leguminosas) e  uma parte dos outros alimentos (hortaliças)

- Iniciamos sempre com três tipos de legumes,sendo sempre um tubérculo e esse em maior proporção que os outros legumes + uma carne de frango ou boi .
- Após 15 dias já   acrescentamos a leguminosa(no caso o feijão).E finalmente acrescentamos o macarrão ou arroz.
- Temperos: utilizar temperos naturais ( alho, cebola, tomate, etc); o óleo de soja e o sal devem ser acrescentados em pequenas quantidades.
- Após a fase de adaptação ao novo alimentos, outros temperos como salsa, manjericão e salsão poderão ser acrescentados.
- Cozinhar os alimentos para a papa em pouca água. Oferecê-los apenas amassados com o garfo e separando por tipo de alimento para que a criança identifique os diversos sabores e se adapte à eles. Nunca peneirar ou liquidificar.
- Não retirar a carne e as fibras, serví-las bem picadinhas.
- São necessários de 08 a 10 exposições ao alimento para ele seja aceito pela criança.
- Iniciar a papa oferecendo 2 a 3 colheres de chá ou mais, conforme a aceitação; aumentar gradativamente até atingir, em média 100-120g da papa.

- A introdução da papa salgada deve ser gradual, respeitando o tempo de adaptação aos novos alimentos, às preferências e ao volume que a criança deseja consumir, isto permite a regulação do apetite e saciedade.

- A partir do 7º ao 8º mês a papa salgada pode ser introduzida no jantar. Ela deve passar a conter pequenos pedaços.(ou 6° mês, se o almoço iniciou no 5° mês )

- A sua consistência deve evoluir para a mesma consistência da família até os 12 meses de vida, incluindo hortaliças cruas em pequenos pedaços como: tomate, alface, pepino, cenoura, etc.

- Aos 8 meses a criança já pode receber algumas preparações da casa como o, arroz, feijão, cozidos de carne e legumes, desde que amassados e ou desfiados e sem condimentos picantes.
- Deve-se evitar alimentos industrializados ( refrigerantes, café, chás, como o mate, o verde, o preto e o banchá, enlatados, frituras, salgadinhos, embutidos, balas e outras guloseimas).
- Leia o rótulo dos alimentos infantis antes de comprá-los para evitar oferecer à criança alimentos que contenham aditivos e conservantes artificiais.

Lembre-se: uma alimentação variada é uma alimentação colorida.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo Blog!!!! Muito legal!!!

    Demorou pra me contar! Já convidei a Lu do Vitor e a Lu do Nicolas

    Bjs
    Lili, mãe da Júlia

    ResponderExcluir