domingo, 24 de outubro de 2010

DÚVIDAS MAIS FREQUENTES NOS PRIMEIROS MESES DE VIDA


1-Quando eu tiro o leite do peito, posso guardá-lo para usar depois?
 Sim, o leite materno pode ser armazenado, sem maiores prejuízos, desde que isso seja feito corretamente. Ou seja ele deve ser guardado em recipientes de vidro esterilizado, fechados com tampa de rosca ( como os de maionese ). Ele pode ser guardado :
• na geladeira por 24 horas
• no congelador por 15 dias
• no freezer por 3 meses.
Não se esqueça de aquecê-lo em banho-maria(fora do fogo) e só usar a quantidade que a criança vai tomar.

2-O leite materno pode desaparecer de repente?
A "descida" do leite materno depende de um hormônio chamado de ocitocina e este é influenciado por fatores emocionais, como : stress, cansaço, nervosismo e ansiedade. Por isso qualquer um destes fatores pode fazer com que a mãe não tenha leite.

3- Meu bebê mama só no peito e há 2 dias não evacua. Ele está ressecado?
 Não. Quando uma criança mama só no peito, ela pode ficar de 3 a 5 dias sem evacuar, sendo normal. O leite materno quase não deixa resíduo, por isso pode levar alguns dias até que se forme um bolo fecal suficiente para desencadear o reflexo da evacuação. Este fato é conhecido como falsa obstipação, não devendo ser motivo de preocupação.

4-O que posso fazer para aumentar a quantidade do meu leite?
Nos casos de pouco leite, podem ser tomadas as seguintes condutas : - aumentar a freqüência das mamadas - não oferecer nenhum outro tipo de líquido, além do leite materno - tomar muito líquido, de preferência água, chás e sucos - procurar ficar o mais tranqüila possível e amamentar em lugares calmos

5- Meu bebê precisa tomar água enquanto eu estiver amamentando?
Criança que só mama no peito não precisa receber água, chás ou sucos. Apenas o leite materno é suficiente para dar toda a água de que precisa. Seu pediatra lhe informará o melhor momento de oferecer outro tipo de líquido.

6-Durante quanto tempo o bebê deve ficar em cada seio?
Não existe um tempo fixo. A criança deve mamar até ficar satisfeita e largar o bico do seio espontaneamente. Em média de 15 a 20 minutos em cada seio é o suficiente para a criança se alimentar adequadamente.

7-Quem já fez cirurgia nos seios pode amamentar?
 Se nesta cirurgia foram cortados os ductos mamários, que são os canais por onde o leite passa, a mulher terá dificuldade em amamentar. Caso a cirurgia tenha mexido apenas no tecido gorduroso da mama, não terá nenhum tipo de problema.

8-É normal sentir contrações uterinas nas primeiras mamadas?
Sim. Muitas mães se queixam, no início, de dor na barriga quando estão amamentando. Esta dor é devido à contração uterina causada pelo hormônio ocitocina, que auxilia na diminuição do risco de hemorragia após o parto. Essas contrações também ajudam o útero a voltar mais rápido ao seu tamanho normal, diminuindo a barriguinha que fica depois do parto.

9-Existem alimentos que aumentam a produção de leite?
 Não. Canjica, cerveja preta ou mesmo leite não aumentam a produção do leite materno. Esses e outros fazem parte dos mitos que acompanham a amamentação. Entretanto, a maior ingestão de líquidos, como água, chás e sucos realmente aumentam a produção de leite.

10-O leite de vaca sustenta mais que o leite materno?
Não. O leite materno, por ser mais facilmente digerido, faz com que o bebê mame em intervalos bem menores comparados com o leite de vaca. Isto causa a falsa impressão que o leite de vaca "sustenta" mais, mas isto não é verdade. Muito pelo contrário, segundo os especialistas o leite de vaca é um dos piores alimentos utilizados na primeira infancia. A utilização do leite de vaca, como único alimento, por tempo prolongado e em larga escala, leva a inadequação no fornecimento de nutrientes, principalmente ferro e vitaminas. Além de ser responsável por aparecimento ou agravamento de "alergias" futuramente como asma, dermatites atópicas, rinites, etc. Em crianças abaixo de 4 meses pode surgir intolerancia ao leite de vaca devido as caracteristicas morfológicas e funcionais do trato gastro intestinal na criança desta faixa etária.

11- Meu bebê de poucos dias de vida fez "xixi" e deixou uma mancha vermelha na fralda. Isto é sangue?
 Esta mancha vermelha na fralda não é sangue, é devido a cristais de urato, muito comum na urina dos recém-nascidos. Para tirar a dúvida, basta pegar a fralda com a mancha vermelha e jogar água. Se ela sair facilmente, comprova a presença de cristais de urato.(comum nos meninos)

12-Uma alimentação inadequada pode influenciar o crescimento?
 Uma criança que come menos do que necessita e não tem uma alimentação variada com todos os grupos de nutrientes, poderá ter uma estatura final baixa, mesmo tendo pais altos.

13-Por quê os bebês têm cólicas?
As cólicas são devidas a imaturidade do trato gastro intestinal da criança, aos gases formados pela entrada de ar enquanto a criança mama e também pela fermentação do açúcar do próprio leite, durante a digestão. Estes gases podem causar muito desconforto e dor no bebê, sendo uma causa muito comum de choro, quadro este que é freqüente nos 3 primeiros meses de vida.

14- Posso usar lenços umedecidos para limpar meu bebê?
Em casa devemos usar apenas água morna para fazer a limpeza da região das fraldas. Os lenços umedecidos só devem ser usados em ocasiões e lugares onde você não terá acesso à água morna, pois existem bebês que desenvolvem assaduras importantes devidos ao seu uso contínuo (recomendo também o uso de óleo mineral ou vegetal para retirar o resíduo das fezes).

15-Por que devo sempre colocar meu bebê para arrotar após as mamadas?
Para eliminar o ar engolido durante as mamadas, isto diminuirá a chance da criança regurgitar. Se a criança arrota, diminui o desconforto causado pelo excesso de ar no estômago e diminui também as chances de ter cólicas.

16-A criança é obrigada a arrotar logo após as mamadas?
Não. Às vezes a criança demora muito tempo para arrotar, causando ansiedade na mãe. Não precisa se preocupar com isto, basta colocar a criança deitada no berço de lado, pois assim que você menos esperar ela arrotará.

17-Meu filho tem muita cólica. Qual o melhor remédio?
Na verdade não existe o remédio milagroso para a cólica do bebê. Quando as crises são muito fortes, praticamente os medicamentos não têm ação nenhuma. Antes de dar algum medicamento ao seu bebê, consulte seu pediatra. Podemos fazer massagens com movimentos circulares na barriguinha no sentido horário, flexão das pernas sobre o abdômen ou movimentos de pedalar com as pernas na tentativa de eliminarmos os gases. Colocar a criança deitada de barriguinha para baixo com uma fralda morna, também pode ajudar.(aguarde postagem sobre massagem nos bebês ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário