sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Ajudando a desenvolver a auto estima

Auto estima é a imagem que fazemos de nós mesmos. Ela é construída gradativamente, na convivência com os valores de cada família e com os estímulos positivos que ela transmite, através dos elogios por méritos reais.O reconhecimento de nossas virtudes é um estimulo para que desenvolvamos nossa auto estima.

A maturidade ocorre em torno dos 7 anos, com o estabelecimento do super-ego: ele é a medida da nossa auto-estima e ao mesmo tempo é responsável pela auto censura nos faz analisar nossa conduta.

 É muito importante que gostemos de nós mesmos, do modo como somos, (“Eu me amo como eu sou”) com nossas virtudes e aceitando nossos defeitos, mas procurando sempre corrigir-los: isto é auto aceitação, que facilita os “up grades” que poderemos fazer.

A auto estima é característica positiva, diferente de autoimagem, que pode ter aspecto negativo, quando nos vemos melhores do que somos. Reforçar a auto estima em nossos filhos fará com que tenham segurança, cresçam emocionalmente, sejam tranqüilos e enfrentem melhor situações de estresse. Podemos ajudá-los nisso, elogiando-os pelas suas reais qualidades, sem acrescentar talentos inexistentes e sem censurá-los por não terem outros talentos.

É sadio que conheçam suas virtudes e limitações e saibam que sempre devem tentar aprimorar seus talentos, mudar os aspectos que acham negativos e que podem ser mudados, mas aceitar as limitações que não podem corrigir: terão auto conhecimento , confiança na sua capacidade e condições de avaliar os desafios que lhes apareçam; segurança e independência para tomar suas decisões: de enfrentar ou não.Segurança, inclusive, na escolha da profissão, mais tarde.

 Decidir é fazer uma escolha entre o conhecido, ao qual já estamos acostumados,  e o novo, que não sabemos como é. Algumas vezes a decisão causará angústia, mas conviver com o novo é inevitável. A paralisia para decidir é pior que uma má escolha. A capacidade de decisão é adquirida e vamos ajudar para que a desenvolvam.

Se têm uma imagem negativa de si mesmos, sentir-se-ão inferiores, tornando mais difíceis suas tomadas de decisões. Uma auto estima positiva lhes dará segurança e confiança em si mesmos para resolver os problemas normais, sem depressão, angústia e sem testar os modismos, como as drogas.

 Não os compare com irmãos ou amigos, mesmo que estes pareçam ser menos capazes que eles: cada pessoa é única.

Quando tiver que criticá-los, critique o ato, nunca a pessoa.
  
Não os trate com rispidez e nem os rotule com apelidos ou termos depreciativos. É preferível dizer que eles parecem tolos, do que eles são tolos.

Após as repreensões, quando necessárias, vire a página e trate-os como se nada tivesse acontecido, com a mesma atenção de sempre.  A nossa meta é construir uma personalidade positiva e ensinar lhes como seguir um caminho de confiança e independência para que alcancem a maior quantidade possível de momentos felizes. É mais fácil alcançá-los quando temos sobra de sentimentos positivos e temos certeza do amor daqueles em quem confiamos, que não estão por perto, mas que participam ativamente de nossa vida: e é indispensável que participem.

Podemos ajudá-los nisso, elogiando-os pelas suas reais qualidades, justificando suas falhas porque a perfeição não é própria do ser humano: que o correto é procurar corrigi-las.

Deixar claro que confiamos neles, demonstrando que acreditamos que são capazes, e incentivando-os a completar as tarefas que acham difíceis, quando poderemos ajudá-los, mas a tarefa é deles.

Fonte: Dr. Carlos Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário