Meninos que brincam de boneca
Existe muito preconceito a respeito. A velha expressão de que a criança do sexo masculino não brinca de bonecas é coisa para ser rediscutida, embora ainda cristalizada na maior parte das famílias, tanto em lares modernos como em conservadores. Há receio de que se deixarmos, incentivarmos, meninos a brincar com bonecas isso resultaria no aparecimento de problemas de desenvolvimento emocional, principalmente na evolução psicossexual dessas crianças. Em consequência, as pessoas afastam-na também de outros objetos de afago, como ursinhos, travesseiros, cobertores, etc.
A boneca não tem só função de desenvolver o apego, o afago e o afeto da menina pela maternidade ou mesmo ajudá-la a aprender a arte feminina de cuidar de crianças e tampouco significa que o fato de uma criança gostar de brincar com bonecas já demonstra uma opção sexual.
Cuidar de crianças não é coisa exclusiva de mulher. Quando um menino está brincando com bonecos e com outras crianças está também desenvolvendo uma estrutura nova de relacionamento social e familiar. Por isso é importante que o menino também passe por essa experiência, que sem dúvida irá ajudá-lo a desenvolver o instinto paterno, proporcionando um maior convívio com os filhos no futuro, transformando-o num homem que certamente participará com sua companheira na educação dos filhos.
São bem vindas as iniciativas mais recentes dos fabricantes que têm produzido bonecos, figuras humanas que servem a jogos de crianças de ambos os sexos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário